segunda-feira, 6 de maio de 2013

Introspecção acadêmica: História da TI para gestão e disponibilização do conhecimento.

Acho interessante o como e o porque da TI surgir a partir do pós 2ª guerra mundial. A preocupação era gerir a base de conhecimento científico de forma que ela fosse acessível e pesquisável através de processos automatizados.

Nesta época surgem os primeiros nomes notáveis (pecando por inúmeras omissões): Vannevar Bush (artigo "As we my thing", de 1945); Ted Nelson (projeto "Xanadu", de 1960); Ivan Sutherland (programa "Sketchpad", de 1963); DouglasEngelbart (apresentação "The mother of all demos", de 1968).

A TI moderna evolui a partir desses trabalhos e ideias, ramificando-se em diversas disciplinas específicas como redes, ambientes operacionais, hipertexto, gerenciamento de banco de dados, mineração de dados e por ai afora.

E é nesse contexto, de mantenimento e disponibilização da informação, que se aflora a computação para massas que, como consumidores de informação, tem seu aparente auge nos atuais dispositivos móveis, que visam muito mais o consumo do que a criação da informação.

Com os “micreiros” das décadas de 70 e 80 e o downsizing da década de 90, a história ficou focada em Xerox, Apple, Macintosh, Microsoft, Windows, IBM e PCs, como se a TI atual tivesse sido inventada nessa época, a partir do zero, ignorando e/ou descartando tudo o que houvesse antes, o que é um claro engano, uma vez que todos os conceitos já eram existentes e foram evolutiva e historicamente aproveitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário