Aventuras e desventuras técnicas de um velho #nerd balofo.
(um eterno noob querendo galgar um degrau!)
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Intel IoT Roadshow SP 2015 - 1ª Edição
Nos dias 19 e 20 de junho (sexta e sábado) foi realizado no Insper, o Intel IoT Roadshow SP 2015 - 1ª Edição, uma espécie de hackathon onde os participantes são convidados a desenvolver projetos ao longo dos dois dias do evento utilizando o kit disponibilizado.
Composto por um Intel Edison, uma Arduino Breakout Board e um Grove Base Shield v.2.0 da Seeed Studio, acompanhado de diversos módulo, o kit deveria ser usado como base para os projetos, preferencialmente voltados a IoT, que deveriam ser open-source e publicados na página da Intel no site Instructables.
Publiquei um álbum no Google Fotos (com cópia no Facebook) das brincadeiras feitas pela turma do ABC Makerspace durante o evento. As fotos vem de diversas fontes. Se alguém não gostar de vê-las publicadas, me avisem que eu retiro.
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Правец Микропроцесорни Системи: София
No começo de 2014 eu fiz uma publicação aqui no blog sobre minha intenção de construir um computador homebrew com tecnologia vintage... Finalmente a ideia tomou forma! Decidi começar com o microprocessador Motorola MC6800, um 8-bit de 1974, o primeiro da marca.
Navegando pelo eBay, descobri que houve um fabricante Búlgaro de clones desses chips, a Pravetz. Não bastasse os chips do leste europeu serem alguns centavos de dólar mais baratos que os chips originais da Motorola, ainda há o meu atual interesse em cultura Russa que, junto com os textos em alfabeto cirílico, me chamaram a atenção (depois descobri que, apesar do mesmo alfabeto, Russo e Búlgaro são dois idiomas razoavelmente diferentes).
Juntando dúzias de ideias, resolvi fazer uma homenagem ao país de origem dos chips, citando o fabricante e as cidades onde ficavam as fábricas, Pravetz e Sofia.
Uma mistureba lascada: Chips documentados em cirílico; Meu atual interesse em cultura Russa; A capital búlgara com nome de mulher, fornecendo um nome feminino para o computador, como fez a Quinn Dunki com "o" Veronica.
Apesar do nome e da tecnologia central estarem definidas, ainda não consigo ter uma visão clara de todos os milestones, nem tão pouco do escopo total do projeto.
Sobre a publicação de 2014, mudei algumas ideias: A primeira, óbvia, é de começar pelo processador Motorola MC6800 ao invés do Intel 8085; A segunda é de não criar um blog próprio para o projeto, mantendo tudo aqui mesmo.
segunda-feira, 7 de setembro de 2015
Arduino Day 2015 na UFABC.
E mais um evento de 2015 que participei junto com o ABC Makerspace: O Arduino Day 2015, realizado no dia 28.03.2015 na UFABC (Universidade Federal do ABC), campus de Santo André, a convite do pessoal do RAS-IEEE, com direito a palestra sobre o PSG Shield para Arduino.
Organizei um álbum no Google Fotos (e outro álbum, no Facebook) com algumas fotos comigo, que colhi pela internet (aqui tem o álbum de fotos oficial, de onde peguei algumas fotos).
2ª Etapa da 4ª Maratona de Programação InterFATECs.
Foi muito legal ter participado no dia 29.08.2015 da 2ª Etapa da 4ª Maratona de Programação InterFATECs 2015, realizada na FATEC de Cruzeiro, Prof Waldomiro May, representando a FATEC de SBC, Adib Moisés Dib.
Montei um álbum no Google Fotos (e outro no Facebook) com algumas fotos em que apareço.
As demais fotos podem ser vistas no álbum oficial do evento, no Flickr, e mais algumas nos álbuns da página oficial da FATEC Cruzeiro, no Facebook.
Agradeço pela acolhida, prestatividade e empenho de todos os envolvidos na organização e atividades do evento, onde fomos muito bem recebidos e assistidos. Em nome da FATEC-SBC Adib Moisés Dib, muito obrigado.
E, claro, agradeço a disposição da profª Áquila por ter se prestado a participar da atividade como mentora. Muito obrigado, professora.
1ª Etapa da 4ª Maratona de Programação InterFATECs.
Outro evento / atividade que rolou este ano (09.05.2015) e que eu estava deixando passar batido aqui no blog foi a 1ª Etapa da 4ª Maratona de Programação InterFATECs, realizada na FATEC de São Bernardo do Campo, Adib Moisés Dib.
Foi a etapa que selecionou a equipe que foi representar a FATEC-SBC, lá na 2ª etapa, realizada na FATEC de Cruzeiro, Prof. Waldomiro May.
As fotos que consegui (tiradas pela profª Áquila) coloquei em um álbum no Google Fotos (e, em outro álbum, no Facebook).
sábado, 8 de agosto de 2015
Displayzão de 7 segmentos.
Essa semana o Alexandre "Pacman" encomendou um projetinho rápido pra mim: Montar um conjunto com 4 displays de 7 segmentos HS-40101AS, com dimensões de 12cm x 9cm, energizados com 12V, usando POV (Persistence Of Vision), ligados em paralelo, com seleção alternada.
Coloquei as fotos num álbum no Google Fotos e alguns vídeos numa playlist no Youtube.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
1º Garoa Kumite e o Maradona.
Uma das brincadeiras que rolaram ainda no ano passado (2014) foi o 1º Garoa Kumite, uma competição de robôs seguidores de linha que ocorreu em 20 de dezembro, lá no Garoa Hacker Clube.
"Maradona, o robô cheirador de linhas", que eu e o Victor gastamos alguns dias montando (especialmente nas Terças do Arduino, no ABC Makerspace), foi o nosso robô.
Coloquei no Youtube alguns vídeos da montagem, testes e competição.
quinta-feira, 19 de março de 2015
Fotos do Dumont Hackerspace na Campus Party Brasil 2015 (CPBr8)
Álbum no Google Fotos do povo de diversos hackerspaces, makerspaces e afins, reunidos no Dumont Hakcerspace durante a Campus Party Brasil 2015 (CPBr8), que foi realizado do dia 03 ao dia 08 de fevereiro de 2015, em São Paulo.
Esse álbum tem fotos que eu, o Pacman (ABC Makerspace), o Douglas (Laboratório Hacker de Campinas), o Anchises (Garoa Hacker Clube), tiramos, mais algumas pegas do álbum do Dumont Hackerspace no Facebook. Se alguém não gostar de ter as fotos publicadas aqui, dá um toque que eu retiro.
As fotos não estão em ordem cronológica!!!
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Divagando sobre aulas - Slides "Power Point"
Após ler a publicação, pensei a respeito e formalizei algumas ideias e conclusões próprias sobre o uso desse recurso baseado na minha experiência de 25 anos ensinando:
1. Slide só serve para substituir / melhorar o que seria desenhado em quadro: Perde-se menos tempo, que é melhor aproveitado para outras atividades como explicações, anotações, tirar dúvidas, "bate papo" sobre o tema, resolução e correção de exercícios de fixação e aplicação etc;
2. "Quem escreve, aprende": Salvo exceções, o ato de anotar o que é dito ajuda o aluno a memorizar. Tenho experimentado fornecer uma cópia impressa dos slides com espaço para anotações ao lado e o resultado tem me parecido positivo. Infelizmente essa técnica não funciona com sistemas digitais (precisa escrever "a mão" - caneta e papel);
3. Evite transições e animações nos slides: Dê preferência por slides absolutamente estáticos porque, caso você precise voltar e/ou avançar por alguns slides para tirar dúvidas ou retomar assuntos, não se perderá entre as transições e animações.
Outras boas aplicações para slides são:
- Texto a ser copiado: Caso o professor seja adepto do "quem escreve, aprende" e prefira que o aluno copie ao invés de apenas dar tempo para o aluno ler um texto impresso em apostila (enfatizo que é um texto para leitura e não para ser explicado simultaneamente, seja texto complementar ou mesmo o assunto central);
- Correção de exercícios: Evita-se erros, constrangimentos, ganha-se tempo e organização.
Sobre o assunto específico tratado na publicação do site Porvir, a questão é que, tanto ler quanto ouvir uma explicação, são atividades que requerem atenção e, se usadas simultaneamente, reduzem a retenção das informações.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Campus Party Brasil 2015 (CPBr8) e Dumont Hackerspace
Quem quiser levar um papo sobre hackerspaces / makerspaces, cultura maker, Arduino, eletrônica, robótica, automação, IoT, programação, retrocomputação e nerdísses em geral, estou por lá ao longo dessa semana.
ABC Makerspace
Nossa baderna fica na cidade de Santo André (ABC Paulista), na rua Senador Fláquer, 491, fundos/sobreloja (acesso através de um estacionamento), bairro Centro. Fica a 20 minutos a pé da estação de trem (Prefeito Celso Daniel - Santo André) / terminal metropolitano de ônibus da cidade.
Quem quiser aparecer por lá, estamos oficialmente abertos no horário comercial (salvo excessões) e nas noites de terça-feira (Terça do Arduino), das 18h00 as 22h00, e de quinta-feira (Quinta da Tempestade Cerebral), também das 18h00 as 22h00.
Então, quem quiser me encontrar, sabe onde estou quase que toda noite e, eventualmente, a tarde.