sábado, 19 de fevereiro de 2011

Colocando a placa de TV dos Performas num G3 Bege.

Já faz uns 4 anos que coloquei isso na lista de discussão ClassicMacBr (agora no Google), mas como fica fechada apenas para os associados, melhor fazer mais um "backup" da informação.

A história é longa, mas vou tentar resumir: Em 2006, eu usava um  Powermac 6500 com uma aceleradora Vimage G3 (225MHz e 512KB de backside cache). Apesar do limite de memória do 6500 ser de apenas 128MiB, pouco até para o Mac OS clássico, resolvi investir numa placa Sonnet Tempo Trio (duas portas USB 2.0, duas portas Firewire e duas portas ATA133, tudo numa única placa). Depois que chegou, descobri que a placa é incompatível com o 6500... Então, em 2007, montei um micro ao redor da Tempo Trio, um Powermac G3 Bege. Apesar da frustração (assunto pra outro post), o G3 rendeu alguns bons hacks, entre eles, o uso de placa de TV (ou TV e FM) original de Performas.

Esse hack apareceu numa página chamada Powersurge Grand Central, onde o autor tratava de alguns hacks de Mac, em especial, do Powermac 9600.

Para usar a placa de TV (ou TV e FM), é necessário ter uma placa A/V (a placa de captura) original do G3 Bege, para o slot Personality, chamada de "Wings", mas precisa ser o primeiro modelo (rev. A), que tem o conector e os circuitos para ligar a placa de TV. Houveram mais dois modelos de placa Wings, mas essas exigem solda de componentes, conector e mais algumas modificações. Claro, a rev. C é a mais comum no mercado brasileiro (lei de Murphy).

Placa Wings rev. APlaca Wings rev. A

Como não há onde colocar a placa de TV no gabinete do G3 Bege da mesma forma que há nos Performas, adaptei um espelho (tampa) de slot de gabinete.

O passo a passo e o resultado podem ser vistos nas fotos que coloquei no Picasa Google Photos.

ATENÇÃO: Muito cuidado ao confeccionar o flat cable. Se ele ficar invertido, irá queimar, no mínimo, a placa de TV e a placa Wings! Identifique corretamente os terminais "1" de ambas as placas antes de prensar o conector no cabo.


Não me responsabilizo pela veracidade ou exatidão técnica das informações nem por incidentes ou acidentes de nenhuma espécie causadas pelo uso das mesmas. É por conta e risco de quem quiser usar.

Um comentário: