sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O HD do Notebook CCE Win CLE225.


Por fim, há algumas semanas, realizei a troca do HD descrito no post Trabalhos e Projetos de Férias II - A Troca do HD do Notebook. Ao invés de colocar os HDs num micro desktop e usar o Norton Ghost num CD de boot com Windows Xp, como havia tentado anteriormente, me mantive no meu mundo atual, o Linux (e fiquei com a consciência tranquila).

Usando um case USB para ligar o segundo disco rígido no notebook e um cartão SD com o sistema operacional e aplicação de cópia (Clonezilla), pude duplicar sem maiores problemas a partição do Linux no "novo" HD.


Porque um cartão SD? Eu havia esquecido o meu pendrive num computador da faculdade e ele ainda não havia sido devolvido (sim, o pendrive SanDisk Cruzer Blade de 8GB me foi devolvido pela equipe de disciplina depois de duas semanas e meia, intacto e com todos os arquivos... Bem vindos ao mundo CEFSA-FTT, com uma boa dose de sorte e bênção Divina!).

Por que somente a partição Linux? Porquê a partição Windows deu erro de leitura. Além do mais, tanto faz. Eu precisava instalar o Windows 7 64 bits, uma vez que a instalação anterior era de 32 bits e não aproveitava todo o poder do processador Core 2 Duo nem tão pouco reconhecia todos os 4GiB de RAM ("enxergava" apenas 3GiB).

Enfim, o notebook CCE Win CLE225 está com 4GiB de memória dual-channel (originalmente 2GiB single-channel) e 500GB de disco rígido (originalmente 250GB), muito bem aproveitados pelo Windows 7 Enterprise SP1 e pelo Ubuntu 10.04 Lucid Lynx LTS, ambos em versões 64 bits.

Agora só falta colocar um processador Core 2 Duo T9500 no lugar do T6600 pra ganhar um pouco de clock (2,6GHz contra 2,2GHz), um monte de cache L2 (6MiB contra 2MiB) e virtualização por hardware. Mas, pelo preço, ainda demora um pouco...

PS(1): Esse notebook ficou abandonado de 2012 a 2019 porque o flat do display havia rompido, até que consegui uma peça de reposição e trouxe ele de volta do vale da morte.

PS(2): Depois de consertá-lo, me empolguei e esse notebook ganhou 8GiB de RAM, SSD de 240GB e o tal processador Core 2 Duo T9500 e, agora, em 2022, continua sendo muito utilizado, especialmente para programação de microcontroladores com softwares IDE razoavelmente pesados como Mbed Studio, Atom e VS Code com PlatformIO e vários IDEs baseados em Eclipse (como o NXP MCUXpresso) e em Netbeans (Microchip Mplab X).

Nenhum comentário:

Postar um comentário