domingo, 5 de fevereiro de 2012

Endereços de servidores DNS.

Às vezes, todo o processo de conexão com o provedor de acesso se realizou e todos os diagnósticos indicam que a conexão está perfeita, exceto pelo fato de todos ou apenas alguns sites não serem carregados. Pode ser que o DNS do seu provedor esteja com problemas...

Para acessar a internet, todo mundo depende de algum provedor de acesso. Em geral, além da conexão com a internet, o tal provedor também fornece o serviço de DNS (Domain Name Server - servidor de nomes de domínio), que traduz o nome digitado no navegador (por exemplo, www.google.com.br) para um endereço IP, que é efetivamente o que os programas no seu computador usam.

O problema é que se acaba dependendo de dois serviços de uma mesma empresa: A conexão propriamente dita e; O DNS deste mesmo provedor, que nem sempre está funcionando a contento. Uma solução é usar o endereço do DNS de outras empresas, preferencialmente maiores e mais confiáveis.

Caso você use alguma versão de Windows, o aconselhável é usar os servidores da Verizon, endereços IP 4.2.2.1 (primário) e 4.2.2.2 (secundário). Com esses endereços, o Windows Update funciona sem problemas. Esses endereços são citados no site / fórum Microsoft Answer.

Em outros sistemas (Linux, Mac OS X, IBM OS/2, BeOS etc) costumo usar os endereços de DNS do Google: 8.8.8.8 (primário) e 8.8.4.4 (secundário), mas o Windows Update se recusa a funcionar com eles. Outros endereços de DNS públicos podem ser encontrados nesse artigo do Tech-FAQ.

Cada sistema operacional operacional vai ter uma forma diferente de fazer a configuração do endereço de DNS, por isso, o mais fácil para saber como fazer é consultar o Google com uma busca como, por exemplo: como configurar dns windows 7 ou como configurar dns ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário