sábado, 19 de janeiro de 2013

Ubuntu. Sinceramente...

Por 2 anos e meio usando o Linux Ubuntu versão 10.04, fui ferrenho defensor do software livre mas, nos últimos 2 dias (depois de uns 6 meses usando Windows 7), passei pelo incômodo de usar o Linux Ubuntu versão 12.04. Motivos? Indo pela ordem dos fatos:
  • Sérios problemas de instalação: Alguma incompatibilidade com o Windows previamente instalado gerou mensagens de erro e telas ilegíveis, culminando com a eliminação do Windows e instalação do Ubuntu sozinho;
  • Particionamento burro: Ou vc usa todo o disco numa única partição ou se vira em criar todo o sistema de partição "no braço". Nenhuma automatização intermediária;
  • Interface Unity, bonitinha mas ordinária: Usabilidade reduzida; Díficil de usar as barras de rolagem; Baixa intuitividade; Depois de quase 3 anos e 5 versões, o Unity ainda é um software imaturo;
  • Aplicativos com funcionamento falho (que na versão 10.04, 4 versões mais velha, funcionavam).
  • Programas fechando do nada: Painel de configuração, cliente de torrent, navegação etc. Isso merece comentários?
Infelizmente não vou poder ter o Ubuntu como sistema principal do meu computador.

Um comentário:

  1. Eu tambem to com serios problemas com o ubuntu aqui, dentre eles nao conseguir mudar a resolucao (com o driver da nvidia) e nao achar nada no unity. O Alain (aquele meu amigo que te falei) vai me passar um esquema "sussa" de instalacao, ai te falo como ficou. Quero usar o ubuntao! :D

    ResponderExcluir