domingo, 23 de junho de 2013

Nerdísses específicas: sistema operacional IBM OS/2.

No último mês (maio/junho), a "brincadeira" voltou a ser, depois de muitos anos, a instalação de múltiplos sistemas operacionais em PCs antigos, com foco no sistema OS/2, da IBM.


Como eu tenho um blog orientado a esse assunto (Experimento OS/2 - que estava parado há 5 anos), os relatos desses experimentos eu publico lá, deixando esse blog aqui, mais genérico, parado.

Não vou publicar aqui cópias do conteúdo de lá, mas, por enquanto, a briga envolve o seguinte:
  • PC Pentium "1" de 166MHz 200MHz não-MMX (Compaq Presario Desktop 4126), de 1996, com alguns upgrades (RAM, memória cache, placa de rede, placa host SCSI, discos rígidos maiores);
  • Sistema operacional MS-DOS 6.22, de 1994, com extras para usar o hardware (USB, rede etc.);
  • Ambiente operacional MS-Windows for Workgroups 3.11, de 1993;
  • Sistema operacional IBM OS/2 Warp 3.0 "red spine" (sem suporte a rede e sem WinOS/2 embutido), de 1994;
  • Sistema operacional MS-Windows NT 4.0, de 1996.

2 comentários:

  1. Isso me traz lembranças (nem sempre boas, mas...). Exceto o OS/2, os demais SO eu cheguei a usar.

    ResponderExcluir
  2. MS-DOS e os Windows (3.11 e NT 4, entre outros) eu usei nos âmbitos profissional e pessoal. Infelizmente o OS/2 ficou sempre como uma curiosidade pouco explorada, que pretendo levar um pouco adiante com esses experimentos.

    Quanto as lembranças, as que mais incomodam no momento são as falhas de disquetes, revividas com excessiva intensidade devido a idade e mofo dos que estou usando.

    ResponderExcluir