sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Правец Микропроцесорни Системи: София

Pravetz Sistemas Microprocessados: Sofia
София


No começo de 2014 eu fiz uma publicação aqui no blog sobre minha intenção de construir um computador homebrew com tecnologia vintage... Finalmente a ideia tomou forma! Decidi começar com o microprocessador Motorola MC6800, um 8-bit de 1974, o primeiro da marca.

Navegando pelo eBay, descobri que houve um fabricante Búlgaro de clones desses chips, a Pravetz. Não bastasse os chips do leste europeu serem alguns centavos de dólar mais baratos que os chips originais da Motorola, ainda há o meu atual interesse em cultura Russa que, junto com os textos em alfabeto cirílico, me chamaram a atenção (depois descobri que, apesar do mesmo alfabeto, Russo e Búlgaro são dois idiomas razoavelmente diferentes).

Juntando dúzias de ideias, resolvi fazer uma homenagem ao país de origem dos chips, citando o fabricante e as cidades onde ficavam as fábricas, Pravetz e Sofia.

Uma mistureba lascada: Chips documentados em cirílico; Meu atual interesse em cultura Russa; A capital búlgara com nome de mulher, fornecendo um nome feminino para o computador, como fez a Quinn Dunki com "o" Veronica.

Apesar do nome e da tecnologia central estarem definidas, ainda não consigo ter uma visão clara de todos os milestones,
nem tão pouco do escopo total do projeto.

Sobre a publicação de 2014, mudei algumas ideias: A primeira, óbvia, é de começar pelo processador Motorola MC6800 ao invés do Intel 8085; A segunda é de não criar um blog próprio para o projeto, mantendo tudo aqui mesmo. 

 

Um comentário: