sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sucata ou sustentabilidade real?

Em 2005 eu coloquei em uso como roteador da minha rede um microcomputador Macintosh Performa 6200(*), considerado um dos piores modelos de Mac de todos os tempos. Rodando o Mac OS 8.6 com uma instalação bem limpa e o programa IPNetRouter, ele cumpriu sua função a contento até 2008, conectando minha rede local a uma conexão de 256Kbps da Net.


No final de 2007 ganhei do amigo João César um roteador D-Link DI-524 supostamente pifado. Bastou uma boa limpeza, conectores apertados, reset e upgrade do firmware e ele está funcionado a contento nos últimos 2 anos (espero que continue, claro), ligando minha rede local a uma conexão à internet de 512Kbps via rádio.

Enfim, são 2 equipamentos que supostamente deveriam ter ido para o lixo há muito tempo como inúteis ou danificados, mas que exerceram (e exercem) trabalho por muitos anos a mais que o esperado.

 * A configuração do Performa 6200 é:

  • Processador de PowerPC 603 de 75MHz;
  • 64MB de RAM (2 pentes SIMM 72 vias de 32MiB de RAM FPM);
  • HD IDE de 540MB (que se nega a funcionar em PC, não faço ideia do motivo);
  • Placa de rede ethernet de 10Mbps 10base-T para slot LC-PDS e;
  • Placa de rede ethernet de 10Mbps 10base-T para slot Comm.
O sistema operacional era configurado para nunca fazer verificação de disco e ligar automaticamente após falha de alimentação, com uma porção de extensões desabilitadas e alguns hacks para carregar mais rápido. O computador era sempre desligado junto com o estabilizador e ligava sozinho, quando o estabilizador era reenergizado. Operava sem teclado, mouse e monitor.

3 comentários:

  1. Legal. Sou daqueles que só descarta algo se o conserto é realmente inviável. Como eu mesmo conserto meus eletrônicos, isso demora muito para ocorrer. Um exemplo é o meu celular Xyng Lyng. Depois de quatro meses de uso estragou o touch screen. Comprei a peça de reposição e até hoje está funcionando. De 1998 em diante, tudo o que comprei foi pensando na possibilidade de conserto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final, o roteador só foi aposentado (ainda funcional, mas limitado) em 2021 e, há 2 anos, acabei comprando um celular Xiaomi, me rendendo aos xing-ling!!!

      Excluir
  2. Celular é uma coisa que aprendi a não comprar xing-ling. Na última tentativa apenas enterrei R$150,00 que seriam melhor aproveitados em outros materiais.

    Mas tem muita coisa xing-ling útil e com o preço excelente.

    ResponderExcluir