segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hacking simples no Arduino shield marca DFRobot modelo DFRduino I/O Expansion Shield v5.0

Como a absoluta maioria dos shields para Arduino, o DFRduino I/O Expansion Shield v5.0 tem seus defeitos e limitações de projeto.
Mesmo sendo um shield muito bem elaborado se comparado com outros shields para uso de blocos de funções, peca principalmente pela mania de ser "a última bolachinha do pacote", ou seja, não tem conectores pass-through, que permitem a conexão de mais shields em cima.

Apesar de suas múltiplas funções (conector para módulo zigbee / bluetooth bee, interface RS-485, terminais para I2C e conectores para módulos APC220, SD-Card R/W, servomotores hobby com conector de alimentação à parte, entrada e saída de alimentação e entradas analógicas), ele pode não ser o único shield no experimento caso, por exemplo, você queira usar apenas o módulo bluetooth bee nesse shield e usar mais algum outro shield em cima como, por exemplo, um protoshield (da Adafruit, da LadyAda, da Sparkfun ou o meu).

A solução é substituir as barras de pinos por um conjunto de conectores fêmea com terminais longos (para wire-up):

Como o objetivo é substituir os conectores e preservar a placa, optei por destruir a barra de pinos e não testar a minha habilidade de dessoldá-la inteira.

Para começar, com muito cuidado para não danificar a placa, cortei e removi o suporte plástico da barra de pinos:



Sem o suporte de plástico, ficou fácil remover os pinos:


Por fim, bastou remover o resto da solda dos furos com o sugador de solda:



O resultado final ficou bom, sem nenhum estrago na placa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário